domingo, 30 de janeiro de 2011

Um Pedido

          

384

Digitalizar0002

_Okê Oxosse das matas e das mensagens!

Caô Xangô da pedra e da justiça!

Saluba Nanã,velha mais velha de todas as velhas,lama da Terra!

Eparrei Iansã,guerreira dos ventos e raios no espaço!

Aieieu Oxum,do pranto das cachoeiras!

Salve Iemanjá das profundezas do mar!

Oni Ibejê,orixás curumins de todos os tempos!

Patagorei Ogum ,senhor do fogo e da guerra!

Arô Exu,abridor de caminho!

Salve Oxalá que dá a vida,salve Obaluaê que da a morte!

Salve todos os Orixás!!

 

Salve a Cachoeira Alta do Tarumã!!! - Patrimônio Natural,Paisagístico,Geológico e Religioso da cidade de Manaus.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Parques Florestais na APA-Tarumã

379

Estamos em 2013 justamente no dia em que os moradores de Manaus ganham cinco Parques Florestais dentro da APA-Tarumã. Neste dia milhares de pessoas vindas de todos os cantos desse planeta admiraram a beleza ambiental preservada e planejada para receber visitantes, sem agredir o meio ambiente, gerando renda e emprego nas comunidades de entorno e principalmente garantindo a perenidade de fragmentos florestais vitais para Manaus.

As Cachoeiras Alta e Baixa do Tarumã foram interditadas em 2011para a revitalização de todos os igarapés cujas águas abastecem as cachoeiras. O Primeiro trabalho foi feito no leito dos igarapés próximos ao aterro sanitário municipal. Efluentes contaminantes oriundos do Aterro Sanitário, foram eliminados. A retirada de casas e construções instaladas a menos de 200 metros da margem, completaram o trabalho planejado que viabilizou os Parques, devolvendo para a cidade as Cachoeiras Alta e Baixa do Tarumã, um dos mais antigos e tradicionais “banhos” da cidade.

A revitalização e proteção de todos os igarapés da APA-Tarumã foi um projeto arrojado de criação de espaços públicos, as chamadas Ilha com palmeira“Ilhas Verdes”, locais onde o turista e os moradores de Manaus encontram toda uma infra-estrutura de equipamentos voltados para o lazer contemplativo, esportivo, familiar, cultural e educacional. TartarugaAlunos recebem aulas nas trilhas educativas, Polegar para cimaesportistas praticam rapel, escalada, arvorismo, tiroleza e até canoagem. “Ilhas Digitais”Computador oferecem internet grátis nos cinco parques.

EscolaBibliotecas, anfiteatros, pousadas, Pratorestaurantes, minipraças, ciclovias, estações para observação de espécimes da fauna e flora, centros de pesquisa e museus, completam a nova área de lazer público da cidade. Os Parques só funcionam durante o dia e recebem sempre o mesmo número de visitantes, calculados para garantir a sustentabilidade ambiental do projeto.256

Quem visita os Parques pode visualizar animais raros como Sauin-de-Coleira, Sabiás do Rio Negro, micro marsupiais e milhares de insetos exóticos. Árvores gigantescas com belas floradas, igarapés com água cristalina, nascentes, igapós, cachoeiras e lagos, oferecem aos visitantes áreas para banho e recreação. Manaus está pronta para receber milhares de turistas que vão encontrar uma cidade que se preparou para oferecer conforto, lazer, mobilidade e muito verde aos visitantes.

Agora fica uma pergunta: Não seria maravilhoso se a nossa cidade estivesse assim emBola de futebol2014. É claro que nada disso existe hoje, mas não custa nada sonhar, só que para realizar este sonho o trabalho precisa começar agora. Decisões firmes da administração municipal e estadual têm que ser tomadas já. Nossas florestas e raras áreas verdes remanescentes  estão desaparecendo completamente. Se o trabalho não começar amanhã, estaremos correndo o risco de no mínimo pagar o maior “mico” da nossa história.Dedos cruzados